quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A propósito de um COMUNICADO DA JSD…




A Juventude Social Democrata de Mangualde vem, por este meio, mostrar a sua total indignação para com o Outdoor da Juventude socialista, onde são invocadas as “não presenças” do Dr. António Soares Marques em algumas reuniões de Câmara.

Estão no seu pleno direito. A indignação é um direito de TODOS – Meu também!

Assim, qual estranha “doença Bipolar”

Ou não sabeis o que é, ou os papás não vos ensinaram que não se deve brincar levianamente com coisas, neste caso, doenças muito sérias e que podem, de hoje para amanhã “atacar" qualquer um de nós, independentemente de idade, sexo, religião ou Partido político.

, faz-nos bastante confusão que os jovens socialistas, confundam “ausência de presidente” com “não presenças” em reuniões de Câmara, pois se não esteve presente, foi porque houve motivos validos para que isso não acontecesse

Como cidadão que paga os seus impostos quero saber, através de documentação autenticada, as datas das deslocações, os itinerários, a duração das ausências, os motivos e resultados advindos dessas ausências….se são a bem do município exijo saber o que de bom resultou dessas suas ausências. Facturas de transportes, restaurantes, hotéis, tudo, percebeis? É UM DIREITO QUE ME ASSISTE!

Motivos esses que tiveram SEMPRE a concordância dos vereadores socialistas, visto que todas as faltas do Sr. Presidente da Câmara Municipal, foram consideradas justificadas (por se encontrar ao serviço do município), SEMPRE com o voto favorável de todos os vereadores do partido socialista, como aliás se pode confirmar nas inúmeras actas dessas mesmas reuniões.

Eram justificações praticamente Ad-hoc, automáticas… "por motivos de agenda”, por exemplo. – Interessante marcar um compromisso qualquer para a hora da reunião de Câmara! ou “Faltou o Sr. Presidente da Câmara por se ter deslocado a Lisboa”…etc, etc, etc… REVELAM APENAS TOTAL FALTA DE INTERESSE!

Deste modo, muito embora saibamos que o principal objectivo da candidatura autárquica do Partido Socialista foi o de lançar a polémica, a discórdia e a omissão de alguns factos relevantes (como aliás tem sido seu timbre), leva-nos a deduzir/concluir que, devido a elevada inexperiência autárquica -

Talvez os jovens tenham mais experiência…o que é algo estranho…mas já me habituei a tudo.

associada ao facto de “se querer ganhar a todo o custo”,

Cuidado que a política do Vale-Tudo é patente de Dr. Soares Marques…nada de abusar porque o senhor pode zangar-se.- Ou quereis que eu coloque aqui o chorrilho de “atentados”, linguísticos e icónicos, que Soares Marques já fez desde o início da pré-Campanha…e continua a fazer! Olhai que estais a pisar “areias movediças”...

há uma enorme falha de conhecimento daquilo que são as reais e verdadeiras funções de um bom Presidente da Câmara, pois estas não se cingem apenas a estar presente nas reuniões de câmara. Mas pronto, não sabem mais…

Olhai…sou eu quem peço: enumerai-as pois de facto eu, comum e humilde cidadão, sem aspirações políticas não sei quais são – fazei-me esse favor, sim? Quais são as reais e verdadeiras funções de um bom Presidente da Câmara?


Mas já que falamos em reuniões de Câmara (normalmente realizam-se 2 por mês), é interessante que os mangualdenses saibam mais alguns detalhes. É importante que saibam, que o candidato João Azevedo, quando foi há 4 anos eleito vereador, “mudou” a sua morada para o concelho do Montijo, para que a Câmara municipal de Mangualde tivesse que lhe pagar, para além da respectiva senha de presença, o valor correspondente às supostas despesas de deslocação, ou seja, por estar presente nas reuniões de câmara, o candidato João Azevedo recebe mensalmente quase o dobro do salário mínimo. É vergonhoso.

Os meninos têm andado distraídos pois João Azevedo já explicou esta situação. Além do mais os meninos estão a aprender rapidamente com Soares Marques…a Mentir!

Cá vai então para que, de uma vez por todas, possais entender – eu explico devagarinho, (tal como li num blog de referência):para poderdes “tomar apontamentos”:

João Azevedo explicou que tudo isso é mentira. João Azevedo é vereador da CMM há cerca de 8 anos. Nos primeiros 4 anos (o 1.º mandato) as reuniões da Autarquia eram à 2.ª feira. Durante esse tempo não apresentou qualquer despesa de representação, embora o pudesse fazer. No início deste 2.º mandato as reuniões também eram à 2.ª feira. Como vinha por motivos familiares a Mangualde durante o fim de semana ficava para a reunião que se realizava na segunda feira.


Repentinamente e com o voto contra dos socialistas Soares Marques por motivos que se ignoram forçou a passagem das reuniões para as 4.ªfeiras. Tal durou cerca de 2 anos e meio.Durante esse tempo, não obstante o Dr. João Azevedo trabalhar em Lisboa, esteve presente nas reuniões da Autarquia,bem ao contrário do Dr. Soares Marques. Nessa altura tinha de vir a Mangualde no fim de semana e voltar a Mangualde no meio da semana.


Apenas e só durante esse período de tempo, em que as reuniões foram às 4.ªs feiras, é que João Azevedo apresentou despesas de representação (tudo conforme a lei, diga-se) no montante de cerca de 200,00 (DUZENTOS EUROS). Vinha de Lisboa a Mangualde, almoçava, jantava e voltava a Lisboa. Fazia 600 quilómetros para vir às reuniões, pagava os combustiveis e as portagens. E declarou sempre estas receitas em sede de IRS.Mas fazia questão de estar cá, de não faltar pois foi para isso que os Mangualdenses o elegeram.

Além de considerarmos um ultraje para quem, infelizmente, vive com o drama do desemprego e dos baixos salários,

Logo, esta infeliz observação deixa de fazer sentido, não? Além de que realmente é de lamentar que haja quem tenha de controlar muito bem as despesas para o dinheiro chegar até ao fim do mês – não será o caso de nenhum de vós, meus jovens, felizmente. Vós tendes “jeans” de marca, telemóveis de topo de gama, ipods, tennis também de marca…mesada para curtir a “night”…pois assim… “tasse”, né?

esta atitude do Dr. João Azevedo leva-nos à seguinte interrogação: ele diz sempre “eu amo a minha terra”; qual? O Montijo? Deve ser…

Ironia maldosa. Já estais a aprender o “esquema da Política do “Vale-Tudo”...

Porque temos um presidente honesto,

...tão honesto que até MENTE – como acima se viu.

integro e com obra feita

Onde? Em Cabo Verde?.....só se for,

dizemos com orgulho: TEMOS PRESIDENTE.

E eu acrescento, porque posso e é verdade: “ AUSENTE”

A CPS da JSD Mangualde
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


PORTANTO, como cidadão honesto e que quer estar informado exijo 3 coisas:


1ª – Informai-vos sobre o que é ser doente bipolar.

2ª - Quais são as reais e verdadeiras funções de um bom Presidente da Câmara?

3ª - Quero saber, através de documentação autenticada, as datas das deslocações, os itinerários, a duração das ausências, os motivos e resultados advindos dessas ausências….se são a bem do município exijo saber o que de bom resultou dessas suas ausências. Facturas de transportes, restaurantes, hotéis, tudo, percebeis?

É UM DIREITO QUE ME ASSISTE! A mim e a todo o cidadão do Concelho de MANGUALDE!

Aguardo
NOTA: Certamente que o Dr Sobral Abrantes desculpar-vos-ia este discurso alegando a "irreverência própria da juventude!" lamento...mas tenho 3 filhos rapazes e a nenhum deles, sob que pretexto fosse, permitiria tais "irreverências". Também já fui jovem e nunca fui irreverente: sempre respeitei, sempre fui honesto, sempre coloquei em primeiro plano valores como seriedade, solidariedade, tolerância, verdade, honestidade, humildade...e nunca, mas nunca... brinquei com assuntos sérios.
Por fim devo reconhecer que o texto está, formalmente, bem escrito: com variedade e adequação lexical, correcção morfossintáctica e com coesão. Parabéns, pois, ao adulto(a) que vo-lo redigiu!

...Dan...

Sem comentários: