quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CINOMOSE CANINA





A cinomose Canina é uma doença transmitida por um vírus RNA. Geralmente o animal, se não estiver vacinado vai sofrer, quase de certeza, uma morte lenta e degradante.



A contaminação pode ser por contacto directo ou pelas vias respiratórias (por secreções do nariz e boca de animais infectados), pelo ar contaminado. …



Existe também a possibilidade da transmissão transplacentária (mãe/feto), embora rara. Pode aparecer em três fases: digestiva, respiratória e neurológica. (o animal pode morrer com apenas sintomas de uma delas ou ter sintomas de todas e, apesar disso, sobreviver. Tudo depende da resistência e do sistema imunológico do seu cão.)



Os primeiros sintomas da 2º fase (respiratória) são febre, falta de apetite, vómitos, dificuldade para respirar. Depois conjuntivite, corrimento nasal, com crostas no focinho, e pneumonia.
Uma a duas semanas depois aparecerem os sintomas nervosos: tiques nervosos, depois sintomas de lesões no cérebro e medula espinhal.



Em alguns casos, por inflamação no cérebro, os animais ficam agressivos, não conseguem, às vezes, reconhecer o próprio dono. Noutros casos há paralisia dos músculos da face em que o animal não consegue abrir a boca nem para beber água. Por lesões no cérebro e na medula o seu andar será cambaleante. Os sintomas vão piorando sempre.



O tratamento é difícil, dependendo quase exclusivamente do cão, e de sua capacidade de ter uma resposta imunológica suficiente.




Só nos resta aconselhar os donos a dar uma alimentação “correcta” ao animal e a receitar medicamentos que ajudem a combater as inflamações no cérebro, e um outro tipo de medicação de modo a tentar aumentar sua resistência...



A melhor solução ainda é a prevenção, ou seja, a vacinação correcta.

Sem comentários: