domingo, 26 de julho de 2009

...NADA SE PERDE!...

Agora sim, está explicado. Eu como homem que aprecia a objectividade e a perspicuidade estava apoquentado com aquele outdoor em que se diz (relativamente à avenida que passa pelo Centro de Saúde): REQUALIFICÁMOS ESTA AVENIDA!

Ora o caso foi este:

o supramencionado outdoor estava a ser preparado para ser afixado nas autárquicas de há 4 anos atrás! Mas os projectistas e outros intervenientes na sua execução não o concluíram a tempo de ser utilizado nessa campanha eleitoral: ora, como a “Coisa” tinha sido “carota” há que aproveitar para campanhas futuras; (atenção que eu sou um dos arautos da poupança! Nada de esbanjar, ou desbaratar, ok?)

E aí está ele, bonitinho e à vista de todos… uma sábia aplicação da Lei de Lavoisier:( a teoria da relatividade vem a contestar isto, mas para o caso, não importa) "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"...
de acordo, obviamente, com a “política do Vale-Tudo”


E o povo, que sente falta de tanta, tanta coisa, que tanto trabalha e tão pouco recebe…que tanto sonha com uma vida melhor, senão para si, pelo menos para os seus filhos, repito, o povo quando lhe acenam com palavrões do tipo ”REQUALIFICÁMOS”…(e cujo significado sinceramente….passa ao lado de muito boa gente, que imagina que algo ingente ou colossal foi feito), fica extasiado!, deslumbrado, prostrado perante hercúleo feito:
- “ Olha lá, que em quatro anos REQUALIFICARAM….aquela avenida toda, todinha…de cima para baixo e de baixo para cima; - é obra. Tu já viste bem?…e é comprida, o raio da Avenida! Não é para qualquer um, ouviste?”
– isto comove, Sr. Dr., arrebata corações, apela à lágrima, exige aplausos. – POIS NÃO LHOS DOU…que quem espolia o Povo e faz dele parvo…não merece senão chicotadas – já dizia Eça de Queirós…não sei bem em que obra!


Aliás, na humildade que me caracteriza, e ao contrário do Sr. Dr., que é de estudos humanísticos, sendo eu homem das Ciências resolvi consultar um dicionário para perceber, com objectividade, o porquê de tanta "jactância”: ora, curiosamente, em muitos dicionários, nem tal palavra aparecia.

Fui então humildemente pesquisar “qualificar” e os resultados foram: classificar, considerar, apreciar, avaliar, aprovar, nomear, denominar, designar, autorizar.

Assim sendo…e aplicando o prefixo “-re” temos que a supracitada Avenida foi:



REclassificada, REconsiderada REapreciada, REavaliada, REaprovada, REnomeada, REdenominada, REdesignada, REautorizada….(ridículo, burlesco ...não?) ...
SERÁ ESTA A MENSAGEM QUE O INFELIZ OUTDOOR QUER TRANSMITIR AOS MANGUALDENSES?




Faz-me lembrar a minha madrinha, há muitos anos atrás quando, pelo Natal, ofereceu ao meu padrinho…um pijama! Mas…talvez ele quisesse ou esperasse algo mais expressivo e, por isso, não ligou muito… (facto que feriu a minha madrinha até à Alma. Uma Alma de esposa exemplar, extremosa mas “mulher de pêlo na venta”.).
E não fez mais nada: 6 ou 7 meses depois, no dia de aniversário do meu padrinho, ela embrulhou o MESMO pijama NUM OUTRO PAPEL, engalanou-o com um LAÇAROTE de encher a vista e, com todo o desvelo, ofertou-o outra vez; ele sorriu de orelha a orelha, agradeceu, quase se lhe via uma lagrimazita: é que por essa altura ele estava MESMO A PRECISAR DE UM PIJAMA!


O nosso povo teria a mesma reacção do meu padrinho: mas o Povo não esquece, Sr. Dr….o Povo pode estar necessitado mas não é cego, nem ignorante…como alguns “pseudo-eruditos” conceituam.

6 comentários:

Anónimo disse...

por acaso és mesmo hipocrita

Danadinho disse...

estimo as suas melhoras, anónimo.

JP disse...

Não posso deixar de fazer uma vénia aos seus posts.
São deliciosos e com um requinte de elevado grau. Diria mesmo que o senhor deve ser um daquele tão falados "sniper".
Cada tiro, cada melro. Não falha um...certeiro.

Parabéns,apesar de eu considerar que é uma obrigação como cidadão de mangualde que não se conforma com o estado actual das coisas.
Não se cale!

Danadinho disse...

Não pretendo calar-me, bem pelo contrário. Porque os meus filhos, a minha consciência, os meus valores e princípios éticos e morais assim mo exigem. A menos que me amordacem...falarei, gritarei....se preciso for.
Enquanto houver pessoas pequeninas que querem que Mangualde retroceda ainda mais tornando-se pequenino e tacanho...sem dúvida que me não calarei!
Obrigado.

anonimo disse...

Parabens, belo contributo que tem dado aos mais distraidos da nossa terra!
Não deixe adormecer as mentes de alguns mangualdenses. Só não vê quem não quer!
Existe muita hipocrisia neste poder autarquico que está instalado há anos aqui no no nosso concelho.
Continue a denunciar o que vê e que os outros não querem ver!

Danadinho disse...

Fá-lo-ei. É meu dever para com a terra que me viu nascer, para com as gentes são parte de mim porque me ensinaram a ser firme e digno.

Obrigado.