quinta-feira, 9 de julho de 2009

Leishmaniose…

É uma doença fatal que ataca principalmente cães mas que tem vindo a aparecer também em humanos. Pode ter manifestações externas (perda de pêlo, feridas no focinho e olhos…) mas é difícil de diagnosticar pois muitas vezes há uma deterioração dos órgãos vitais (insuficiência renal), sem aparentemente nenhum sintoma exterior, excepto uma perda de peso inexplicável.


É uma doença parasitária grave do cão, causada por um protozoário (parasita microscópico), denominado Leishmania, transmitido por um flebótomo – insecto relativamente parecido com um mosquito, mas mais pequeno.


O tratamento apenas diminui a rápida evolução da doença e, para todos os efeitos, o animal…está condenado. A época mais frequente para aparecimento da Leishmaniose costumava ser o Verão, embora nos últimos anos, devido a às alterações do clima apareçam casos na primavera e também no Outono.
O período mais provável de contrair a doença é do entardecer ao amanhecer, pelo que, se puder, mantenha o seu animal dentro de casa nesse período.


A prevenção é a medida mais importante a ser tomada, claro.


A melhor opção é a utilização de coleiras impregnadas de deltametrina, e alguns produtos em pipetas que inibem a acção do flebótomo.

Sem comentários: