domingo, 19 de julho de 2009

"LAMBE-BOTAS"


Este fim-de-semana não fui aí a Mangualde. No entanto andei por blogs e páginas locais para me manter a par do que pela minha terra se passa.
Súbito deparei-me com “Uma Coisa” que me desconcertou (entre outras, esta merece a minha reflexão), pela sua petulância e estupidez.
Foi nada menos que uma resposta à crónica política de Dr. Sobral Abrantes, no Mangualde.Net.

http://mangualde.net/

Diz um jovem de nome Marco Azevedo:

“Tenho em minha consciência que um blogue, qualquer um deles, vale o que vale, pelo que se escreve, pelo que se conta, pelo que se acusa, enfim, por tudo aquilo que queiram fazer através dele. Agora, difamar sem qualquer hesitação, sem qualquer compreensão da matéria a abordar, não se compreende e, não tem qualquer justificação.
Nunca é demais afirmar, que para debater assuntos sérios, é preciso seriedade. É necessário saber interpretar. É fulcral dotarmo-nos de informação adequada.”

Concordo plenamente…em quase tudo… mas pouco!

Um Blog, como este meu, é uma página pessoal. Nele eu falo de assuntos que me dizem respeito e opino, sim….ainda posso usar da Liberdade de Expressão que a Constituição da República Portuguesa me garante, reiterada também pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. Isto dói, eu sei…a alguns que querem fazer calar as vozes mais…chamemos-lhe incómodas. Por isso, para este jovem, tal como para muitos outros senhores do nosso concelho, dava jeito “uma ditadurazita” como aquela que tivemos durante o Estado Novo!


E, por isso, tudo fazem para voltarem a amordaçar aqueles que, sem se encontrarem comprometidos ou dependentes do poder local instituído, não “têm o rabo preso” e podem dizer o que lhes vai na alma.


O jovem Marco produz um texto:
1 – Insultuoso;
2 – Imaturo;
3 – Infantil;
4 – Caricato;
5 – Contraditório em si mesmo.
6 – Inconsciente;
7 – Inconsistente;
8 – Infame;
9 – Incompreensível; e
10 – Injustificável.

Foram usados meios públicos na organização da Festa/convívio do PSD, sim…é o próprio Dr. Sobral Abrantes quem o diz.
E o jovem Marco, ele mesmo refere:

“Desta forma a lei não nos diz que os bens públicos possam ser utilizados para apresentação de candidaturas.”
Ora pois claro que não!

Olhe, também eu, tal como o Dr Soares Marques “estou farto de “snipers”, de atiradores furtivos da política local”, dos quais o jovem Marco é um exemplo acabado e perfeito.
Escreve com o desespero de alguém que tem muito a perder…ou a ganhar! Escreve de forma impensada. Escreve sob a influência do ódio, da raiva, do ressentimento…e por isso mesmo todo o seu texto é uma anedota.
Soares Marques e Sobral Abrantes ser-lhe-iam imensamente gratos se, quando lhe apetecer “dar uma de crítico”…estivesse quietinho e caladinho. É tão óbvio este estilo de escrita do tipo “lambe-botas” que envergonha aqueles que, aparentemente, pretende defender. Ou será que faz de propósito e escreve assim precisamente porque também queria estar na lista e ninguém o convidou? Será que escreve assim por ressentimento para com os representantes locais do PSD? Eu cá…fico na dúvida;

Ou é um “lambe-botas”descarado…ou um ressentido frustrado!...seja como for…é triste!

Acate o meu conselho: Em coisas sérias deixe serem os adultos a opinar, sim? No entretanto há uns canais infantis que ensinam a contar e a ESCREVER!
Aproveite!



Sem comentários: