terça-feira, 14 de julho de 2009

Desculpe...mas NÃO GOSTEI!

Ainda a propósito da aparição pública de Soares Marques no passado dia 5 tenho algo a acrescentar.


O som não era grande coisa e eu, apesar de estar bem perto do palco, “não as apanhei todas” quando se fez uso da palavra. Apenas há 2 dias me chegou às mãos o registo audiovisual da coisa, leia-se “discursos” e, permitam-me a franqueza…não gostei!

Viesse para aqui, para esta cidade, qualquer ilustre, intocável e imaculado senhor fazer esse arremedo de discurso, fabricado para fazer tremer os espíritos mais vulneráveis e era zurzido até à medula.

Mas Mangualde…é Mangualde: uma cidadezinha do interior, com poucas ambições e muito ano de “comer e calar”. Aliás o que mais me admirou foi não ter havido uma onda de protesto por parte daqueles que foram, digo-o abertamente, insultados nesse dia. E até por parte da Igreja e de seus representantes. Por acaso eu estava lá…mas se não estivesse ou fosse contra as ideias dos senhores eu seria….por exemplo, um dos tais “vendilhões do Templo”, um traidor….” Seria alguém sem futuro, sem presente….e mais umas barbaridades acerca do passado!!! A filosofia foi do tipo: “ ou estás comigo, ou estás contra mim!” – DANOU-SE TUDO!

Ora bem….se alguma afinidade ideológica eu tinha com os senhores….deixei de ter! Pelo contrário: distância….muita!!! Lamento muito mas há coisas que um homem ouve e não pode, pelo respeito que a si próprio deve, ficar calado.


Permitam-me então que faça também uso das Sagradas Escrituras. Referiram-se aos Vendilhões do Templo…


Marcos 11
"15 E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.

16 E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.

17 E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.(…) "


Ao expulsar os vendilhões do Templo Jesus colocou ordem na Casa de Deus – muito bem!


Mas aqui a minha compreensão não vai tão longe quanto a do orador porque eu não entendo lá muito bem qual a comparação que quer fazer. Será que está a querer comparar a Câmara Municipal ao Templo (Casa de Oração, a Casa do Senhor, local Sagrado) e a dizer que todo e aquele, que não ele, que para lá for, no caso de ganhar as eleições, fará da Câmara “covil de ladrões.”??? – Vede lá que metáforas utilizais….é que pode virar-se o bico ao prego, se bem me entendeis!!!

Acho que é uma ofensa aos fiéis, à Igreja, a Deus – isto em primeiro lugar!

Em segundo lugar só queria lembrar que na Bíblia Sagrada também é dito:

(Mt 7,3-5) - "39 Jesus disse-lhes ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? 40 Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre. 41 Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista? 42 Como podes dizer ao teu irmão: 'Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão."


Fácil criticar os outros…não é?


(Mt 7) - "45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração. "


As palavras desvendam o que vai no íntimo da pessoa, são reveladoras do seu carácter, ou da falta dele…


(Mt 7,) - "46 Porque me chamais 'Senhor, Senhor', e não fazeis o que Eu digo?
47 Vou mostrar-vos a quem é semelhante todo aquele que vem ter comigo, escuta as minhas palavras e as põe em prática. 48 É semelhante a um homem que edificou uma casa: cavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Sobreveio uma inundação, a torrente arremessou-se com violência contra aquela casa mas não a abalou, por ter sido bem edificada.
49 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces. A torrente arremessou-se contra ela, e a casa imediatamente se desmoronou. E foi grande a sua ruína!"


As palavras e as atitudes falam por si! Mais do que tudo o resto importa o modo como agimos porque ele nos define: somos o que fazemos.

...Traidores???


VEJAMOS:


Act 8, 3 " Quanto a Saulo, devastava a Igreja: ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e entregava-os à prisão.(...)


Act 9, 1 " Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor,(...)"

Era bem mauzinho, o rapaz....
Mas depois da sua "visão" (ou cegueira) o comportamento de Saulo mudou radicalmente:


Act 9, 22 "Mas Saulo fortalecia-se cada vez mais e confundia os judeus de Damasco, demonstrando-lhes que Jesus era o Messias. "

Act 17, 16 "Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o espírito fremia-lhe de indignação, ao ver a cidade repleta de ídolos."


Act 17, 18 "Até alguns filósofos epicuristas e estóicos trocavam impressões com ele. Uns diziam: «Que quererá dizer este papagaio?» Outros: «Parece que é um pregoeiro de deuses estrangeiros.» Isto, porque Paulo anunciava a Boa-Nova de Jesus e a ressurreição. "

Bem, apesar do seu PASSADO, Jesus chamou Saulo que depois mudou seu nome para Paulo e foi um homem de Deus. Seria Paulo um TRAIDOR? A IGREJA CONSIDERA PAULO UM TRAIDOR APENAS PORQUE ELE MUDOU DE IDEOLOGIA E DE ATITUDE???
- Não foi assim, pois não? CLARO QUE NÃO!


E por último devemos ser humildes, sim…HUMILDES! Devemos reconhecer a nossa pequenez. Devemos saber perdoar e…devemos amar o próximo…

Amar o próximo implica ter O DEVER DE O respeitar, de reconhecer a sua individualidade e de reconhecer os seus direitos tal como queremos que os outros façam relativamente à nossa pessoa.

Marcos 12

30 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."



Fico por aqui.

Queria dizer mais mas também queria fazer um comentário ao que se está a passar no TOUR de FRANCE...mas o texto já vai longo.

Fica para amanhã!
Foi só um desabafo porque embora não seja teólogo...fui ensinado, desde pequeno a não invocar o "Nome do Senhor em vão"...que, afinal, foi o que ali, nesse dia 5, acabou por ser feito.
Desculpai mas...não gostei!

2 comentários:

Dis disse...

ESPECTACULAR

danadinho disse...

Obrigado.
Já que estou "aqui"...vou aí!
até já