terça-feira, 21 de julho de 2009

Orquiectomia.

Apareceu-me um ontem no consultório um sujeito que queria que o seu cão de 20 meses fosse sujeito a uma orquiectomia.

O procedimento não tem nada de mais:
Anestesia geral no paciente, depois inicia-se a cirurgia: retiram-se os testículos preservando a bolsa escrotal. É um procedimento relativamente simples e tem algumas vantagens:
O animal torna-se mais calmo – este era o motivo principal pelo qual o Tody estava no meu consultório (ao que o dono dizia, o Tody era uma terror, e a esposa tinha já ameaçado colocar os dois “no olho da rua”. Ainda alertei para o facto de haver efeitos secundários, como por exemplo, a obesidade, mas nada demovia o senhor).

Ora, mais calmo, o animal deixa de fugir de casa para acasalar, e não corre tanto o risco de atropelamentos ou de ser mordido por outros cães.
Este procedimento também previne hiperplasia prostática e, por conseguinte, hérnia perineais e perianais (principalmente nos cães), tumor de testículo, etc.

Bom, lá se marcou a orquiectomia….mas o curioso foi ver a expressão do tipo enquanto eu lhe explicava passo a passo o que iria fazer ao Tody: ficou…primeiro branco, depois…amarelo e quando saiu do consultório ia verde….(já vi isto muitas vezes…mas sempre me dá vontade de rir….)

Para melhor terdes uma ideia aí vai um videozito:

1 comentário:

Anónimo disse...

Cara! (perdão,Dr. - se tens um consultório e realiza uma orquiectomia - então é Dr.rs). Que figura é vc! Primeiro criar um blog com esse nome...é coisa para quem tem uma visão "mais ampla do cotidiano" rsrs, sgundo, descrever o fato tal sujeito que levou seu cão para fazer um orquiectomia, tal como fez...é característica de quem sabe lidar com a vida com bom humor... me despertou até vontade de estar lá no momento do occorrido...rs.
Vou conhecer melhor seu blog...vc deve ter muito mais por aí...beijos
Anne (mariane.tolive@hotmail.com)