domingo, 15 de abril de 2012

Glândulas anais.

Se o seu cão (ou gato, embora menos frequente) começar a esfregar a zona do ânus frequentemente no chão há que ficar de “olho” nele.

O que pode estar a acontecer?
É que perto do ânus há um par de glândulas e elas podem estar inflamadas, provocando desconforto no animal, principalmente na hora de defecar. Esta simples inflamação pode, à falta de tratamento, conduzir à formação de fístulas.
O tratamento consiste em retirar todo o líquido (obviamente por um veterinário)
 e fazer antibiótico.

A que propósito vem este tema?
Muito simples. Estive "de banco" e apareceu um paciente com estes sintomas. Procedi à limpeza e desinfeção dos sacos anais e agora ficou  a antibiótico.
(A foto é da net)

6 comentários:

. intemporal . disse...

.

.

. por acaso . a minha Siri Francisca Menezes Fonseca dos Santos Jardim . roça muito o dito . pelos tapetes da casa . faz . autênticas corridas . até .

.

.

. [. gratíssimo pela presença . na minha página de aniversário .] .

.

.

. um abraço meu .

.

.

Pérola disse...

Vou indicar o teu site à aspirante de veterinária cá de casa. Eu pensaria em lombrigas e familiares.
Beijo

Sara Alves disse...

Olá. Gostei muito do teu blog e gostaria de te pedir uns conselhos.
Eu adoptei agora uma cadelinha com 6 dias. Ela é super espevitada, come bem e é a coisinha mais fofa de sempre (não sou nada uma "mãe" babada).
Tenho andado a dar-lhe leite em pó da Royal Canin de 2 em 2 horas, e agora passei das 3 em 3. Com que idade é que posso começar a fazer a transição para papinha?
Beijinhos

Tuquinha disse...

Não fazia ideia que era veterinário....mas, porreiro quando tiver alguma dúvida será que posso pedir ajuda?
Cumprimentos aí para casa e boa semana
Tuquinha

A Loira disse...

Não fazia a minima ideia. Obrigado pela informação.

Anónimo disse...

Uma boa dica pois eu não fazia a mínima ideia.

Beijinhos