sexta-feira, 31 de julho de 2009

...e NÃO FICO RICO!!!

Esta semana parece que todos os animais resolveram adoecer ou deixar-se atropelar…

Estou a trabalhar há mais de 52 horas sem parar e, obviamente, sem dormir.

Até uma caturra [ Nymphicus hollandicus] por aqui apareceu, acompanhada pela chorosa dona, pois temia a chorosa senhora que a ternurenta ave morresse desidratada: colocou-lhe a gaiola na varanda, foi trabalhar e o bicho ia “virando assado”: faltou-lhe a água e desidratou.

Começo agora a dar sinais de cansaço. A idade não perdoa. Preciso de um banho e de uma cama. Tenho a barba por fazer e umas olheiras de defunto.

Vou apenas fazer o pedido/encomenda de alguns antibióticos, soro e várias caixas de Redrate (20 carteiras por embalagem – sanofi~synthelabo) que estão a começar de faltar.

Depois espero que a noite continue tranquila e me permita ir a casa tomar um duche e dormir um pouco. A clínica fica, por algumas horas, entregue a dois enfermeiros. O meu colega só vem amanhã às 09:00h.

Hei…bicharada…give me a break, ok? Just for a few hours, please!

terça-feira, 28 de julho de 2009

QUE VERGONHA!...QUE VERGONHA; QUE VERGONHA!!!

Ergui-me cedo e fui dar outra volta pelos blogs e páginas locais. Através de um outro blog http://mangualde2009.blogspot.com/
fiquei a saber que se prometem empregos a troco de votos e se despedem pessoas porque estão com os "outros"...

NOJO!


DANOU-SE DE VEZ!

CHOQUE TOTAL...

Despeguei há pouco do turno de urgências e vim ver as novidades.

CHOQUE! TOTAL!
Ao passar por vários blogs deparei com um comentário, num deles, que transcrevo;

1. anonimo
July 27th, 2009 at 22:52
“pois é mocho muito cuidado”


O “proprietário do Blog tinha apenas dado a sua opinião acerca de um texto….e o comentário …..é uma ameaça?

Porra! Pior do que no Estado Novo! Aí sabia-se de quem “ter medo” – (aqui também sabemos) …a novidade é que agora vestem a vergonhosa capa de “anónimo” – MUITO BEM – o exemplo acabado da política do “Vale –Tudo" vigente no concelho de Mangualde, a minha terra!

Perfeito exemplo do que podemos antecipar se o PSD ganhar as próximas eleições!

Bonito, sim senhores!

Estais de parabéns…e MUITO OBRIGADO…pois assim, a pouco e pouco revelais a vossa real essência – aquilo de que sois feitos….pois podíamos ser iludidos pelas vossas palavras (afinal, vazias de conteúdo) ….palavras como…
“Sua Exª é um humanista, ( eu não…) é solidário( eu também) ajuda cada um sem olhar a quem(eu também) tem uma cultura invulgar,(sou culto quanto baste) é um erudito, (isso não sou) é um homem trabalhador( ui, também eu caraças) subiu na vida a pulso,(também eu porque os meus pais eram pobres e era difícil colocar 5 filhos a estudar, principalmente depois do meu pai ser preso pela PIDE) é um homem honesto,(eu também sou) tem um passado de trabalho e responsabilidade (também eu).tem obra para mostrar,(também eu) não precisa da política, (nem eu) nunca se serviu da política,(nem eu…apenas sei que pode haver tentações e por isso não me calarei quando vir casos “inimagináveis e intoleráveis “ de abuso de poder-como tenho visto, e acabei de ver!) está na política para servir a comunidade.” Bem se vê!...
Estas "qualidades" foram apontadas pelo ilustre Sr. Agnelo Figueiro ao, não menos ilustre, Sr. Dr. E eu AGORA JÁ O OUÇO A DIZER (relativamente à minha humilde pessoa): "Então, haveria alguma razão para não apoiar o DANADINHO? Claro que não! Eu apoio O DANADINHO!

Agnelo Figueiro


...Danou-se!...
QUE NOJO!

ACREDITAI que o vosso reinado de MEDO está no fim...porque está MESMO!


domingo, 26 de julho de 2009

...NADA SE PERDE!...

Agora sim, está explicado. Eu como homem que aprecia a objectividade e a perspicuidade estava apoquentado com aquele outdoor em que se diz (relativamente à avenida que passa pelo Centro de Saúde): REQUALIFICÁMOS ESTA AVENIDA!

Ora o caso foi este:

o supramencionado outdoor estava a ser preparado para ser afixado nas autárquicas de há 4 anos atrás! Mas os projectistas e outros intervenientes na sua execução não o concluíram a tempo de ser utilizado nessa campanha eleitoral: ora, como a “Coisa” tinha sido “carota” há que aproveitar para campanhas futuras; (atenção que eu sou um dos arautos da poupança! Nada de esbanjar, ou desbaratar, ok?)

E aí está ele, bonitinho e à vista de todos… uma sábia aplicação da Lei de Lavoisier:( a teoria da relatividade vem a contestar isto, mas para o caso, não importa) "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"...
de acordo, obviamente, com a “política do Vale-Tudo”


E o povo, que sente falta de tanta, tanta coisa, que tanto trabalha e tão pouco recebe…que tanto sonha com uma vida melhor, senão para si, pelo menos para os seus filhos, repito, o povo quando lhe acenam com palavrões do tipo ”REQUALIFICÁMOS”…(e cujo significado sinceramente….passa ao lado de muito boa gente, que imagina que algo ingente ou colossal foi feito), fica extasiado!, deslumbrado, prostrado perante hercúleo feito:
- “ Olha lá, que em quatro anos REQUALIFICARAM….aquela avenida toda, todinha…de cima para baixo e de baixo para cima; - é obra. Tu já viste bem?…e é comprida, o raio da Avenida! Não é para qualquer um, ouviste?”
– isto comove, Sr. Dr., arrebata corações, apela à lágrima, exige aplausos. – POIS NÃO LHOS DOU…que quem espolia o Povo e faz dele parvo…não merece senão chicotadas – já dizia Eça de Queirós…não sei bem em que obra!


Aliás, na humildade que me caracteriza, e ao contrário do Sr. Dr., que é de estudos humanísticos, sendo eu homem das Ciências resolvi consultar um dicionário para perceber, com objectividade, o porquê de tanta "jactância”: ora, curiosamente, em muitos dicionários, nem tal palavra aparecia.

Fui então humildemente pesquisar “qualificar” e os resultados foram: classificar, considerar, apreciar, avaliar, aprovar, nomear, denominar, designar, autorizar.

Assim sendo…e aplicando o prefixo “-re” temos que a supracitada Avenida foi:



REclassificada, REconsiderada REapreciada, REavaliada, REaprovada, REnomeada, REdenominada, REdesignada, REautorizada….(ridículo, burlesco ...não?) ...
SERÁ ESTA A MENSAGEM QUE O INFELIZ OUTDOOR QUER TRANSMITIR AOS MANGUALDENSES?




Faz-me lembrar a minha madrinha, há muitos anos atrás quando, pelo Natal, ofereceu ao meu padrinho…um pijama! Mas…talvez ele quisesse ou esperasse algo mais expressivo e, por isso, não ligou muito… (facto que feriu a minha madrinha até à Alma. Uma Alma de esposa exemplar, extremosa mas “mulher de pêlo na venta”.).
E não fez mais nada: 6 ou 7 meses depois, no dia de aniversário do meu padrinho, ela embrulhou o MESMO pijama NUM OUTRO PAPEL, engalanou-o com um LAÇAROTE de encher a vista e, com todo o desvelo, ofertou-o outra vez; ele sorriu de orelha a orelha, agradeceu, quase se lhe via uma lagrimazita: é que por essa altura ele estava MESMO A PRECISAR DE UM PIJAMA!


O nosso povo teria a mesma reacção do meu padrinho: mas o Povo não esquece, Sr. Dr….o Povo pode estar necessitado mas não é cego, nem ignorante…como alguns “pseudo-eruditos” conceituam.

sábado, 25 de julho de 2009

..MAS ELE NÃO APRENDE!!!

De novo fui dar com o jovem Marco Azevedo a escrever no Mangualde.net!

De novo se me arrepiaram os poucos cabelos que ainda conservo!

Quer o Jovem responder ao Dr António Marques…e para tal, à falta de argumentos melhores, fica-se por comparar o que não tem comparação possível.

Tivesse eu tempo e “pachorra” responder-lhe-ia ponto a ponto…mas…nem vale a pena.

O jovem enceta, aquilo que eu chamo, uma vigorosa masturbação intelectual (debalde) que resulta numa espécie de orgasmo semântico atabalhoado, e cheio de erros ortográficos…como convém, já que não seguiu o meu conselho.


Enfim…mais um que SE DANOU!!!

A "PANCADA FOI GRANDE"



..andei pela cidade e, entre outras coisas, esta colocou-me "fora de mim".
Mas...andam a brincar com as pessoas???

Ou pensam que somos parvos?...........

Era o que faltava!!!

Andaram "às mijinhas" (de cada vez que eu cá vinha eram mais 50m) a fazer parte daquilo que serão os estacionamentos...plantaram umas árvores...não obstante, passeios.... só em frente a algumas habitações e em frente ao Centro De Saúde...

e agora vem UM OUTDOOR ESCARRAPACHAR : " REQUALIFICÁMOS ESTA AVENIDA" -- por mim, se a Câmara não estivesse atolada em dívidas, até podiam colocar as passadeiras em tinta com banho de ouro...ou platina...

DANOU-SE!!!!


IRRA!!!

...DESILUSÃO!
Em vez da Sara...sai-me o Soares Marques???? o tal que diz,
e cito
"sou fiel às minhas convicções e em meu entendimento não se pode ser socialista e cristão ao mesmo tempo."
Irra!.......QUE NOJO!!!
DANOU-SE TUDO!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Estou por cá!

Este fim-de-semana consegui vir cá a Mangualde.

Já andava para cá vir mas agora com a questão do fedor das águas da rede (que ninguém me consegue explicar) e também porque vai decorrer a “semana dos avós”, decidi vir.

Quanto às águas vou ter se ser eu a recolher uma amostra para levar para análise.

Quanto à “semana dos avós” espero poder dar um abraço à Sara Vermelho que tem vindo a organizar esta actividade que tanto agrada aos nossos velhinhos, merecedores, não de uma semana, mas de todos os dias do ano. Porque o que somos, o que temos …o devemos a eles. Eles que “naquele tempo” se sacrificaram, se desgastaram a trabalhar para que nós hoje possamos ter um presente com alguma estabilidade e conforto.

Bem, mas uma semana dedicada a eles já é bom.
E a Sara soube sempre, com a imensa sensibilidade que a caracteriza, proporcionar bons momentos àqueles que de nós merecem tudo, principalmente respeito.

Obrigado Sara!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Orquiectomia.

Apareceu-me um ontem no consultório um sujeito que queria que o seu cão de 20 meses fosse sujeito a uma orquiectomia.

O procedimento não tem nada de mais:
Anestesia geral no paciente, depois inicia-se a cirurgia: retiram-se os testículos preservando a bolsa escrotal. É um procedimento relativamente simples e tem algumas vantagens:
O animal torna-se mais calmo – este era o motivo principal pelo qual o Tody estava no meu consultório (ao que o dono dizia, o Tody era uma terror, e a esposa tinha já ameaçado colocar os dois “no olho da rua”. Ainda alertei para o facto de haver efeitos secundários, como por exemplo, a obesidade, mas nada demovia o senhor).

Ora, mais calmo, o animal deixa de fugir de casa para acasalar, e não corre tanto o risco de atropelamentos ou de ser mordido por outros cães.
Este procedimento também previne hiperplasia prostática e, por conseguinte, hérnia perineais e perianais (principalmente nos cães), tumor de testículo, etc.

Bom, lá se marcou a orquiectomia….mas o curioso foi ver a expressão do tipo enquanto eu lhe explicava passo a passo o que iria fazer ao Tody: ficou…primeiro branco, depois…amarelo e quando saiu do consultório ia verde….(já vi isto muitas vezes…mas sempre me dá vontade de rir….)

Para melhor terdes uma ideia aí vai um videozito:

IMPORTANTE:

O cérebro é uma coisa maravilhosa, todos deviam ter um...

domingo, 19 de julho de 2009

"LAMBE-BOTAS"


Este fim-de-semana não fui aí a Mangualde. No entanto andei por blogs e páginas locais para me manter a par do que pela minha terra se passa.
Súbito deparei-me com “Uma Coisa” que me desconcertou (entre outras, esta merece a minha reflexão), pela sua petulância e estupidez.
Foi nada menos que uma resposta à crónica política de Dr. Sobral Abrantes, no Mangualde.Net.

http://mangualde.net/

Diz um jovem de nome Marco Azevedo:

“Tenho em minha consciência que um blogue, qualquer um deles, vale o que vale, pelo que se escreve, pelo que se conta, pelo que se acusa, enfim, por tudo aquilo que queiram fazer através dele. Agora, difamar sem qualquer hesitação, sem qualquer compreensão da matéria a abordar, não se compreende e, não tem qualquer justificação.
Nunca é demais afirmar, que para debater assuntos sérios, é preciso seriedade. É necessário saber interpretar. É fulcral dotarmo-nos de informação adequada.”

Concordo plenamente…em quase tudo… mas pouco!

Um Blog, como este meu, é uma página pessoal. Nele eu falo de assuntos que me dizem respeito e opino, sim….ainda posso usar da Liberdade de Expressão que a Constituição da República Portuguesa me garante, reiterada também pela Declaração Universal dos Direitos do Homem. Isto dói, eu sei…a alguns que querem fazer calar as vozes mais…chamemos-lhe incómodas. Por isso, para este jovem, tal como para muitos outros senhores do nosso concelho, dava jeito “uma ditadurazita” como aquela que tivemos durante o Estado Novo!


E, por isso, tudo fazem para voltarem a amordaçar aqueles que, sem se encontrarem comprometidos ou dependentes do poder local instituído, não “têm o rabo preso” e podem dizer o que lhes vai na alma.


O jovem Marco produz um texto:
1 – Insultuoso;
2 – Imaturo;
3 – Infantil;
4 – Caricato;
5 – Contraditório em si mesmo.
6 – Inconsciente;
7 – Inconsistente;
8 – Infame;
9 – Incompreensível; e
10 – Injustificável.

Foram usados meios públicos na organização da Festa/convívio do PSD, sim…é o próprio Dr. Sobral Abrantes quem o diz.
E o jovem Marco, ele mesmo refere:

“Desta forma a lei não nos diz que os bens públicos possam ser utilizados para apresentação de candidaturas.”
Ora pois claro que não!

Olhe, também eu, tal como o Dr Soares Marques “estou farto de “snipers”, de atiradores furtivos da política local”, dos quais o jovem Marco é um exemplo acabado e perfeito.
Escreve com o desespero de alguém que tem muito a perder…ou a ganhar! Escreve de forma impensada. Escreve sob a influência do ódio, da raiva, do ressentimento…e por isso mesmo todo o seu texto é uma anedota.
Soares Marques e Sobral Abrantes ser-lhe-iam imensamente gratos se, quando lhe apetecer “dar uma de crítico”…estivesse quietinho e caladinho. É tão óbvio este estilo de escrita do tipo “lambe-botas” que envergonha aqueles que, aparentemente, pretende defender. Ou será que faz de propósito e escreve assim precisamente porque também queria estar na lista e ninguém o convidou? Será que escreve assim por ressentimento para com os representantes locais do PSD? Eu cá…fico na dúvida;

Ou é um “lambe-botas”descarado…ou um ressentido frustrado!...seja como for…é triste!

Acate o meu conselho: Em coisas sérias deixe serem os adultos a opinar, sim? No entretanto há uns canais infantis que ensinam a contar e a ESCREVER!
Aproveite!



terça-feira, 14 de julho de 2009

Desculpe...mas NÃO GOSTEI!

Ainda a propósito da aparição pública de Soares Marques no passado dia 5 tenho algo a acrescentar.


O som não era grande coisa e eu, apesar de estar bem perto do palco, “não as apanhei todas” quando se fez uso da palavra. Apenas há 2 dias me chegou às mãos o registo audiovisual da coisa, leia-se “discursos” e, permitam-me a franqueza…não gostei!

Viesse para aqui, para esta cidade, qualquer ilustre, intocável e imaculado senhor fazer esse arremedo de discurso, fabricado para fazer tremer os espíritos mais vulneráveis e era zurzido até à medula.

Mas Mangualde…é Mangualde: uma cidadezinha do interior, com poucas ambições e muito ano de “comer e calar”. Aliás o que mais me admirou foi não ter havido uma onda de protesto por parte daqueles que foram, digo-o abertamente, insultados nesse dia. E até por parte da Igreja e de seus representantes. Por acaso eu estava lá…mas se não estivesse ou fosse contra as ideias dos senhores eu seria….por exemplo, um dos tais “vendilhões do Templo”, um traidor….” Seria alguém sem futuro, sem presente….e mais umas barbaridades acerca do passado!!! A filosofia foi do tipo: “ ou estás comigo, ou estás contra mim!” – DANOU-SE TUDO!

Ora bem….se alguma afinidade ideológica eu tinha com os senhores….deixei de ter! Pelo contrário: distância….muita!!! Lamento muito mas há coisas que um homem ouve e não pode, pelo respeito que a si próprio deve, ficar calado.


Permitam-me então que faça também uso das Sagradas Escrituras. Referiram-se aos Vendilhões do Templo…


Marcos 11
"15 E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.

16 E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.

17 E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.(…) "


Ao expulsar os vendilhões do Templo Jesus colocou ordem na Casa de Deus – muito bem!


Mas aqui a minha compreensão não vai tão longe quanto a do orador porque eu não entendo lá muito bem qual a comparação que quer fazer. Será que está a querer comparar a Câmara Municipal ao Templo (Casa de Oração, a Casa do Senhor, local Sagrado) e a dizer que todo e aquele, que não ele, que para lá for, no caso de ganhar as eleições, fará da Câmara “covil de ladrões.”??? – Vede lá que metáforas utilizais….é que pode virar-se o bico ao prego, se bem me entendeis!!!

Acho que é uma ofensa aos fiéis, à Igreja, a Deus – isto em primeiro lugar!

Em segundo lugar só queria lembrar que na Bíblia Sagrada também é dito:

(Mt 7,3-5) - "39 Jesus disse-lhes ainda esta parábola: «Um cego pode guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? 40 Não está o discípulo acima do mestre, mas o discípulo bem formado será como o mestre. 41 Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não reparas na trave que está na tua própria vista? 42 Como podes dizer ao teu irmão: 'Irmão, deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tu que não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás para tirar o argueiro da vista do teu irmão."


Fácil criticar os outros…não é?


(Mt 7) - "45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração. "


As palavras desvendam o que vai no íntimo da pessoa, são reveladoras do seu carácter, ou da falta dele…


(Mt 7,) - "46 Porque me chamais 'Senhor, Senhor', e não fazeis o que Eu digo?
47 Vou mostrar-vos a quem é semelhante todo aquele que vem ter comigo, escuta as minhas palavras e as põe em prática. 48 É semelhante a um homem que edificou uma casa: cavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Sobreveio uma inundação, a torrente arremessou-se com violência contra aquela casa mas não a abalou, por ter sido bem edificada.
49 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces. A torrente arremessou-se contra ela, e a casa imediatamente se desmoronou. E foi grande a sua ruína!"


As palavras e as atitudes falam por si! Mais do que tudo o resto importa o modo como agimos porque ele nos define: somos o que fazemos.

...Traidores???


VEJAMOS:


Act 8, 3 " Quanto a Saulo, devastava a Igreja: ia de casa em casa, arrastava homens e mulheres e entregava-os à prisão.(...)


Act 9, 1 " Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor,(...)"

Era bem mauzinho, o rapaz....
Mas depois da sua "visão" (ou cegueira) o comportamento de Saulo mudou radicalmente:


Act 9, 22 "Mas Saulo fortalecia-se cada vez mais e confundia os judeus de Damasco, demonstrando-lhes que Jesus era o Messias. "

Act 17, 16 "Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o espírito fremia-lhe de indignação, ao ver a cidade repleta de ídolos."


Act 17, 18 "Até alguns filósofos epicuristas e estóicos trocavam impressões com ele. Uns diziam: «Que quererá dizer este papagaio?» Outros: «Parece que é um pregoeiro de deuses estrangeiros.» Isto, porque Paulo anunciava a Boa-Nova de Jesus e a ressurreição. "

Bem, apesar do seu PASSADO, Jesus chamou Saulo que depois mudou seu nome para Paulo e foi um homem de Deus. Seria Paulo um TRAIDOR? A IGREJA CONSIDERA PAULO UM TRAIDOR APENAS PORQUE ELE MUDOU DE IDEOLOGIA E DE ATITUDE???
- Não foi assim, pois não? CLARO QUE NÃO!


E por último devemos ser humildes, sim…HUMILDES! Devemos reconhecer a nossa pequenez. Devemos saber perdoar e…devemos amar o próximo…

Amar o próximo implica ter O DEVER DE O respeitar, de reconhecer a sua individualidade e de reconhecer os seus direitos tal como queremos que os outros façam relativamente à nossa pessoa.

Marcos 12

30 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."



Fico por aqui.

Queria dizer mais mas também queria fazer um comentário ao que se está a passar no TOUR de FRANCE...mas o texto já vai longo.

Fica para amanhã!
Foi só um desabafo porque embora não seja teólogo...fui ensinado, desde pequeno a não invocar o "Nome do Senhor em vão"...que, afinal, foi o que ali, nesse dia 5, acabou por ser feito.
Desculpai mas...não gostei!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Leishmaniose…

É uma doença fatal que ataca principalmente cães mas que tem vindo a aparecer também em humanos. Pode ter manifestações externas (perda de pêlo, feridas no focinho e olhos…) mas é difícil de diagnosticar pois muitas vezes há uma deterioração dos órgãos vitais (insuficiência renal), sem aparentemente nenhum sintoma exterior, excepto uma perda de peso inexplicável.


É uma doença parasitária grave do cão, causada por um protozoário (parasita microscópico), denominado Leishmania, transmitido por um flebótomo – insecto relativamente parecido com um mosquito, mas mais pequeno.


O tratamento apenas diminui a rápida evolução da doença e, para todos os efeitos, o animal…está condenado. A época mais frequente para aparecimento da Leishmaniose costumava ser o Verão, embora nos últimos anos, devido a às alterações do clima apareçam casos na primavera e também no Outono.
O período mais provável de contrair a doença é do entardecer ao amanhecer, pelo que, se puder, mantenha o seu animal dentro de casa nesse período.


A prevenção é a medida mais importante a ser tomada, claro.


A melhor opção é a utilização de coleiras impregnadas de deltametrina, e alguns produtos em pipetas que inibem a acção do flebótomo.

terça-feira, 7 de julho de 2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

PSD - Soares Marques marcou presença!

Chegou-me aos ouvidos que hoje (Dia 5) seria a apresentação dos candidatos às autárquicas pelo PSD.


Como indivíduo que gosta de estar bem informado lá me desloquei a Mangualde para ver e ouvir o que havia para dizer.

Bom, não houve dificuldade em estacionar pois havia lugares ali pertinho da Biblioteca Municipal.

Tive receio de levar comigo os garotos por causa dos apertos, mas afinal não havia de me ter preocupado. O espaço era de sobra. Nada de encontrões, nem empurrões…havia espaço para os miúdos brincarem ali mesmo na relva.


Lá me coloquei atrás das barreiras de protecção e esperei. Esperei um bom bocado….mas pronto...era por uma boa causa e o tempo estava ameno: nem muito calor, nem frio. Pensei para comigo:-“ Realmente “Tasse”!


Bem, entretanto alguém anuncia que se vai seguir a actuação do Racho Folclórico de Corvaceira: foi bonito. Alguns aplausos.

Pessoas de copos de plástico com cerveja aguardavam já os petiscos e o bailarico que viria no fim e que foi coisa divertida de se ver.


Ah…mas adiantei-me nos acontecimentos. Antes disso foi a vez de se fazer a apresentação dos candidatos às Juntas de freguesia, depois à Assembleia Municipal e, finalmente, à Câmara. Bem…e aqui, confesso, quase chorei. As lágrimas ainda me vieram aos olhos. Mas como um homem não chora, lá me contive.
O povo deve ter ficado algo letárgico pois apenas alguns dos presentes aplaudiram…e pouco efusivamente, diga-se! Soares Marques merecia mais aplausos, música…trompas e saltérios…mas pronto a culpa é da crise.



Mas, contrariamente ao que alguns rosadinhos alegam“que Soares Marques falta às reuniões, que Soares Marques se ausentou para parte incerta, ou não esteve neste ou naquele evento,
...“ – Eis que…deleite para meus olhos: Soares Marques estava lá! Juro! Eu Vi! Olhei várias vezes, não fosse efeito do sol…mas não era: Soares Marques estava lá, ia subir ao palco!...
Estava e permaneceu, chegou saudando o povo, abrindo os braços como que a agradecer aos Céus ter chegado a tempo, e fazendo vénias (aqui fez-me lembrar os jogadores de “Sumo” que fazem uma vénia antes de se enrolarem um no outro!)
Foi uma emoção...eu senti um arrepio na espinha, o copo de plástico com cerveja...mal o pude segurar...as lágrimas quase romperam...



Fiquei feliz. O povo também. Os artistas também. Os candidatos nem se fala…havia Felicidade no ar! A melodia…o aconchego dos estômagos…os copos de sumo, de cerveja, tudo transbordava de Felicidade.


Isto sim, é convívio! Não um comício mas sim um convívio popular. Via-se nos olhos brilhantes e nos sorrisos rasgados dos presentes a enorme satisfação de um pedaço de Domingo bem passado.



Aqui foi quando tive de ligar à minha mulher para me vir buscar porque eu estava FeLIZ DEMAIS para poder conduzir! Senão …danava-se tudo!